Login
5 maiores problemas no controle de frotas

5 maiores problemas no controle de frotas

Um eficiente controle da logística da empresa é extremamente importante. Da forma correta, garante economia de custos, maior lucratividade e satisfação do cliente.
Por isso, selecionamos os 6 principais problemas, que podem prejudicar seu negócio durante as entregas. Mas não só apresentamos essas dificuldades, como também sugerimos uma simples forma de evitá-las.

1. Mau controle do tempo de retenção dos veículos
Ocorre quando o veículo fica parado mais tempo do que previsto no posto fiscal. A retenção é uma das maiores preocupações das transportadoras hoje. Mas o veículo não precisa ficar retido mais tempo do que o necessário: com um rastreamento eficiente, é possível controlar a duração dessas paradas e acelerar os processos.

2. Perda do prazo nas entregas
O que deixa qualquer cliente insatisfeito são atrasos das entregas. A perda do prazo pode estar relacionado com o carregamento do veículo ou com o próprio transporte. Supondo-se que estes problemas sejam durante a fase de transporte, algumas ações podem ser planejadas: Verificar se o motorista desviou da rota programada; se ocorreu problema mecânico no caminho; entre outras questões. O importante é que um bom sistema de rastreamento pode levantar todas estas informações e ajudar o gestor da tomar decisões.

3. Rotas mal planejadas
Os gastos de uma rota mal traçadas são inúmeros. Desde gasto com o veículo (combustível e manutenção) até das horas de trabalho perdidas. Um roteirizador é capaz de guiar os melhores caminhos, baseados no trafego real respeitando condições como data e horários.

4. Mercadorias erradas
Muito comum em locais com múltiplos sistemas não integrados. Algumas vezes também por falta de experiência e treinamento dos colaboradores. Recomenda-se neste caso sempre dupla verificação, em diferente setores, antes do despacho da mercadoria.

5. Falta de comunicação entre frota e central
Sem essa comunicação, informações essenciais para uma gestão eficiente ficam restritas a equipe de entregas até que ela volte à central. Algo normal de acontecer alguns anos atrás, porém inaceitável nos tempos atuais. Dificuldades e problemas que surjam no caminho também precisam ser detectados em tempo real para que haja tempo suficiente para solução. A comunicação pode ser feita até mesmo via telefone. Entretanto, o mais indicado seria por meio de um sistema de rastreamento. Ele capta essas informações e envia alertas a central com mais agilidade e impessoalidade do que o condutor.

Fonte: Amigos da Carga

Afim de melhorar os processos logísticos de sua empresa, a Multfenix poderá ajudar com equipamentos de rastreio e uma plataforma completa para levantamento das informações.
Entre em contato com a gente para saber mais detalhes (62) 3015-7721 ou (62) 98415-6220.


Inscreva-se em Nossa Newsletter

Digite seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

Inscreva-se