Login
Dirigir de Forma Segura – Uma Responsabilidade do Condutor

Dirigir de Forma Segura – Uma Responsabilidade do Condutor

Com o aumento considerável na quantidade de veículos em circulação, tanto nos grandes centros como nos bairros, a responsabilidade dos condutores em dirigir de forma segura é o principal fator para um trânsito melhor e mais eficiente.

Para se dirigir com segurança é necessário ter consciência da sua responsabilidade e de que o seu veículo esteja em boas condições de dirigibilidade. Para isso deve estar atento ao bom funcionamento dos cintos de segurança, dos freios, das condições dos pneus, do estado das palhetas dos para-brisas e dos faróis.

Além de todos esses cuidados o condutor pode contribuir com o trânsito praticando a direção defensiva.
No entanto para se praticar a direção defensiva (ou segura) precisamos estar atentos à alguns fatores básicos.

Atenção às Condições dos Pneus

As boas condições dos pneus garantem a frenagem e a estabilidade do veículo em condições adversas como chuva e terrenos irregulares. A lei indica a profundidade mínima de 1,6 milímetros nas ranhuras dos pneus. O ideal é a medida de 3 milímetros.

Cadeirinhas para Crianças

Para quem tem filhos com idade de até sete anos, precisam transportá-los em cadeiras próprias para eles. E certifiquem que estejam bem presas aos bancos traseiros. Como informação importante, o sistema de fixação ISOFIX é o mais indicado, pois está conectado ao chassi do veículo, aumentando exponencialmente a segurança da criança.

Atenção para a Limpeza do Ar-Condicionado

Pode parecer totalmente desnecessário, mas a limpeza do ar-condicionado contribui muito para o bem estar do condutor e dos passageiros. Você pode se perguntar o que isso tem a ver com direção defensiva, mas quando se é condutor de VAN e tem muitas vidas sob a sua responsabilidade, o filtro de cabine é uma peça de extrema importância para garantir o bem estar de todos no interior do veículo.

Evite Transitar com o Veículo não Engrenado

Esse fato é aplicado para quem está transitando em rodovias. A popularmente chamada de banguela, na teoria, faz com que o motor não consuma combustível, mas o risco de perder o controle e a estabilidade do veículo ou que os freios não funcionem adequadamente é muito grande e, neste caso, não vale a economia.

Com essas precauções garantidas, a prática da direção segura passa a ser uma ação natural de qualquer condutor consciente.


Inscreva-se em Nossa Newsletter

Digite seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

Inscreva-se