Login
Tipos de rastreadores veicular

Tipos de rastreadores veicular

Talvez a maneira mais eficiente de proteger seu carro, moto, caminhão ou até veículos aquáticos é instalando um rastreador.
O principal motivo geralmente é localizar o veículo em caso de roubo ou furto. Mas ele também auxilia a encontrar vítimas de sequestro. Além da economia através do sistema de manutenções, relatórios e gerenciamento de frota.
Daí surge a dúvida qual a melhor tecnologia.
Vamos detalhar a diferença entre as três tecnologias existentes hoje no mercado.

• Rastreador via satélite:
O rastreador veicular que utiliza essa tecnologia, funciona por meio da comunicação entre o equipamento instalado no veículo e os diversos satélites que estão em volta da Terra.
A vantagem desse sistema é a possibilidade de localizar veículos nas áreas mais remotas, onde não há torres de rádio ou celular.
Como desvantagem, podemos citar o alto custo do equipamento e da transmissão. Além de normalmente ser instalado na parte superior do veículo, para melhorar o sinal.

• Rastreador por radiofrequência (RF):
Esse sistema funciona por meio de ondas eletromagnéticas. A comunicação tem boa precisão, os equipamentos não são tão caros e é possível localizar o veículo mesmo em locais fechados.
Porém, sua desvantagem é depender de torres de rádio para poder funcionar. O que limita sua cobertura e a necessidade de equipes de apoio para localizar o veículo fora dos grandes centros urbanos.

• Rastreador por GPRS (torres de telefonia móvel)
O equipamento recebe as informações também dos satélites. Para transmissão das informações ele necessita de uma torre de telefonia transmitem até um servidor para que sejam tratadas.
Caso o veículo esteja em uma região que não haja cobertura alguma dessa tecnologia, ele vai continuar recebendo as informações do satélite e quando enxergar uma torre de telefonia móvel, descarrega todas as informações. Assim, não há perda de informações do trajeto.
As vantagens são o baixo custo do aparelho. Além do avanço dessa cobertura de telefonia móvel pelo país. Já que segundo a Anatel, hoje temos 85% de cobertura no território nacional.

A Multfenix tem a tecnologia que você precisa para a sua operação. Seja para proteger seu veículo particular ou para gerenciamento de sua frota. Entre em contato com a gente e conheça nossos planos e serviços!

MultFenix um novo conceito em Rastreamento e seguros a cada dia.


Inscreva-se em Nossa Newsletter

Digite seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

Inscreva-se