Login
Higienização automotiva para se proteger do coronavírus

Higienização automotiva para se proteger do coronavírus

Para se manter protegido contra o novo coronavírus a higiene é essencial, não só a nossa própria como a dos ambientes dos quais frequentamos, e isso inclui nossos carros. Então como fazer a limpeza de forma correta, em casa e sem danificar o automóvel?

Como estamos em uma época de pandemia, serviços de higienização automotiva estão em alta a fim de diminuir o risco de contaminação, muitas pessoas utilizam seu veículo todos os dias para ir ao trabalho ou passam mais de 6 horas dentro do veículo, como por exemplo, motoristas de aplicativos.

Lembre-se, se preferir existe lugares especializados que fazem esse serviço para você.

Comece pelo básico

Antes de tudo, retire o veículo do sol, assim se evita o desconforto na hora de limpar e de danificar a pintura na hora da lavagem caso a lataria esteja quente, deixe o carro esfriando enquanto você pega tudo o que irá precisar para fazer a higienização, assim não precisará ficar interrompendo seu trabalho para ficar pegando produtos.

Antes de começar a lavagem externa, retire anéis e pulseiras que podem, por um descuido, acabar arranhando a pintura do carro.

Lavagem externa

Tenha certeza que os produtos utilizados na hora da lavagem sejam próprios para serem utilizados em veículos e que não correm o risco de danificar a lataria, há várias opções no mercado. Feito isso é hora de começar a lavar, comece pelo topo do carro, assim a água irá cair em todas as outras partes secas levando a sujeira mais leve. Opte por utilizar um balde em vez de uma mangueira, assim se evita o desperdício exagerado de água, misture o produto de sua escolha na água e comece a lavar, utilize a mangueira para sujeiras mais pesadas.

Caso precise esfregar um ponto especifico, não use nada que possa arranhar a pintura, faça uso de flanelas e panos mais macios, esfregue fazendo movimentos leves. Após finalizar o topo, siga para a dianteira, traseira, laterais e por último as rodas. Para os vidros, utilize produtos próprios para vidros para evitar manchas.

Ar Condicionado

Os filtros de ar com o tempo acumulam sujeira e outras impurezas que vêm do lado de fora, e qualquer ruptura ou fissura faz essas impurezas irem para o interior do carro e acabam sendo inaladas por quem estiver dentro, porém esse procedimento só é feito em lugares especializados de higienização automotiva, que cobram entre R$100 a R$300. Existe também a “oxi-sanitização” do qual consiste em aplicar uma certa quantidade de ozônio para desinfectar todo o sistema de ar-condicionado e também a cabine.

Painéis

Por ficarem mais expostos ao sol e sujeira, e por serem uma região de destaque no carro, os cuidados devem ser especiais. Pode-se começar tirando o pó da região com um pano, retirando a poeira mais superficial, depois de feito isso, deixe o pano úmido e remova manchas mais resistentes, em seguida faça o mesmo com os porta-objetos e o porta-luvas. Devido a pandemia, se o proprietário preferir, pode-se utilizar produtos que tem função desinfetante, como o álcool isopropílico, em lugares como no volante, câmbio e botões do painel. Coloque todos os itens que retirou anteriormente, já lavados e devidamente secos.

Mantenha seu carro sempre limpo, e evite contaminações pelo coronavírus, ou outras doenças!


Inscreva-se em Nossa Newsletter

Digite seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

Inscreva-se