
Não amarele no trânsito: dicas de segurança para prevenir acidentes na estrada #MaioAmarelo
Estamos em maio e a bola da vez é o movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre a segurança no trânsito.
Segundo o Observatório Nacional, mais de 90% dos acidentes ocorrem por imperícia, imprudência ou negligência dos condutores e poderiam ser evitados.
▪ 47.000 vidas são perdidas todo os anos no Brasil
▪ A taxa de mortalidade no Brasil é de 22,5 mortes, acima da média mundial, de 18 mortes
▪ R$ 50 bi: esse é o custo que a sociedade brasileira paga com acidentes todos os anos
▪ 70% desse custo é proveniente de acidentes em rodovias e BRs
Aqui na Multfenix a preocupação com a sua segurança e de seu veículo vai muito além de instalar nosso equipamento e entregar um serviço de qualidade. Seu bem estar – e de todos ao seu redor – também faz parte de nossas prioridades, por isso, aderindo ao Maio Amarelo, separamos algumas dicas de direção defensiva e segura para você que dirige moto e/ou carro todos os dias e sabe bem como a imprudência pode custar caro.
Direção defensiva, o que é?
O curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da habilitação.
Segundo o Manual de Direção Defensiva do Detran Nacional, direção defensiva “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.
A Direção Defensiva é um dos conteúdos abordados nas Autoescolas para a formação de novos motoristas, porém a maioria acaba esquecendo dela após se habituar ao dia a dia no trânsito, dando espaço para a imprudência, grande responsável pela maioria dos acidentes.
Para tentar forçar os motoristas a serem cautelosos, há leis, fiscalização e multas… porém é esse realmente o melhor caminho? Adotar medidas de direção defensiva, que nada mais são do que um conjunto de medidas simples de prevenção, focadas em mudanças simples de comportamento, pode fazer toda a diferença – para você, outros motoristas, ciclistas e pedestres, mesmo se você transita apenas em área urbana e em vias de pouco fluxo.
Se você vai de carro
Aquaplanagem
A dica para esse caso é: não freie, tire o pé do acelerador e deixe o carro passar por dentro da água, se ela estiver baixa. A aquaplanagem (deslizamento sobre a água) ocorre a partir dos 60km/h nos carros mais leves. A estrada molhada reduz o atrito dos pneus, minimiza a aderência em curvas e aumenta o espaço necessário para as frenagens.
Posição do corpo
O ideal é que seus braços e pernas fiquem ligeiramente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90° e seu pulso deve tocar o alto do volante sem dificuldade. É importante que você esteja confortável com o cinto e tenha total visibilidade em todos os espelhos.
As principais lesões por acidentes de trânsito estão ligadas à má postura. Estar bem posicionado, além de dar o conforto necessário para passar horas ao volante, é principalmente uma questão de segurança.
Mantenha distância
Um dos acidentes mais comuns nas estradas brasileiras é a colisão traseira. Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas acreditam ser capazes de frear a tempo de evitar um acidente e assumem o risco, apenas para ganhar mais alguns metros distância.
Só que, quando o veículo da frente freia, é preciso alguns segundos de atenção para que o motorista do carro de trás perceba e possa agir. Manter a distância pode ser a diferença entre uma frenagem segura e um acidente.
As crianças estão com você?
Crianças demandam atenção em todos os momentos, porém é importante que nesse momento você coloque toda sua atenção em dirigir. Abaixe o som se estiver ligado, peça silêncio se possível ou ofereça chupeta, livros e brinquedos para distrair a criança.
Nunca esqueça da cadeirinha, assentos acessórios e todos os equipamentos que possam garantir a segurança e conforto da criança. Sempre verifique, antes de cada saída, se tudo está fixado e encaixado como deveria ser. Ao ter a certeza de que tudo está como deveria, fica mais fácil dirigir com tranquilidade.
Pode parecer pouco, mas já contribui para sua concentração e para uma resposta rápida em caso de imprevistos adiante.
E quem é motociclista?
Evite o “ponto cego”
O “ponto cego” é uma das principais justificativas de motoristas de carros quando acabam se chocando com motos ao sair pela porta do motorista e também um fato. Quando pedestres ou motociclistas estão atrás do carro, nos lados, ficando escondidos pelas colunas laterais do veículo, fica praticamente impossível vê-los se aproximar. Muita gente acredita que a distância de segurança só vale para carros, mas motociclistas também devem se resguardar com essa importante atitude.
Para maior segurança, evite:
▪ Trafegar logo atrás de carros
▪ Circular frequentemente no chamado “corredor” entre as pistas de rodagem
Atenção aos itens de segurança
Fazer a manutenção periódica e preventiva ainda é a melhor maneira de garantir que está tudo ok com a sua moto. Com a qualidade das peças em dia, você não ficará na mão no meio da estrada ou em uma ação de emergência. Ao planejar esse gasto em seu orçamento, é possível evitar acidentes e os prejuízos advindos dele.
▪ Verifique o nível do óleo, do freio e do motor
▪ Verifique se há combustível para chegar até seu destino
▪ Troque os pneus no tempo certo: os carecas precisam de mais tempo para frear e podem falhar com você na chuva
▪ Verifique se todos os faróis estão acendendo corretamente, assim como as lanternas dianteiras e traseiras
Além de praticar a direção segura, investir na segurança de seu veículo com uma empresa de rastreamento e monitoramento como a Multfenix é fundamental para manter seu veículo longe de acidentes e outros perigos do trânsito brasileiro.
Quer saber mais sobre nossos serviços?
Solicite um orçamento através do nosso whatsapp: http://whats.link/multfenix